Contact us

Português / Portuguese

EurovisionSmile

Veteran
Joined
February 24, 2010
Posts
23,916
Location
Lisbon & Kordavian Islands
eu gostava de ver os amor electro (com algo do género Rosa Sangue. PLEASE RTP xheart)e embora não seja fã, não me importava de ver a Ana Malhoa (mas com um estilo mais internacional com toques português. quer queiramos quer não ela é um animal no palco)

'Rosa Sangue' é espetacular, mono! xlove Prefiro essa à badalada 'A máquina', para ser sincero!
 

Miguel

Active member
Joined
February 20, 2012
Posts
2,159
Location
.pt
Eu vejo vários portugueses neste fórum, mas este tópico nunca teve muita actividade. Vamos lá animar isto! ;)
 

DanielLuis

Well-known member
Joined
March 14, 2011
Posts
8,603
Então o que é que voçês querem que a RTP faça este ano?? Seleção interna ou NF?
Se o Festival da Canção tiver a mesma qualidade dos últimos anos (ou seja nenhuma) prefiro muito mais uma seleção interna de um artista decente.
 

Miguel

Active member
Joined
February 20, 2012
Posts
2,159
Location
.pt
Eu não tenho nada contra o Festival da Canção enquanto espectáculo, mas os jurados têm prejudicado o desempenho de Portugal lá fora, na Eurovisão. Só querem músicas melosas ou tradicionais. Sempre! Não pode ser. Estamos numa outra Era. É preciso olhar em frente e deixar de olhar para trás. Quando as baladas estiveram na moda outra vez, então aí sim podem e devem escolher uma canção calma ou fado. Contudo, deixar o Festival entregue 100% aos tigres, quero dizer, ao público também não. A prova é 2011 - ultra embaraçoso. Nem o júri nos salvou daquilo. Nunca mais se pode repetir.

O júri distrital não sabe votar, nem o público. Mas também não os censuro. A qualidade das músicas do Festival da Canção não é assim nada do outro mundo, mas a verdade é que nunca escolhem a melhor. Precisamos de algo mais feroz, mais memorável, uma canção pop-rock ou mesmo dance-pop interpretada preferencialmente por um homem (estamos quase sempre a ser representados por mulheres). Há que rejuvenescer Portugal na Eurovisão. A RTP poderia reformular o Festival da Canção com um júri composto somente por 3 ou 4 peritos em música e artes performativas e dando oportunidade ao público de votar também, como tem feito até aqui. Ainda assim, a melhor solução será mesmo a RTP encomendar uma canção a um grande produtor e escolher um excelente cantor. A selecção interna, neste momento, parece-me o único caminho viável. Pelo menos, até se modificar estruturalmente o Festival da Canção.

Há muita coisa a mudar.
 

DanielLuis

Well-known member
Joined
March 14, 2011
Posts
8,603
Eu não tenho nada contra o Festival da Canção enquanto espectáculo, mas os jurados têm prejudicado o desempenho de Portugal lá fora, na Eurovisão. Só querem músicas melosas ou tradicionais. Sempre! Não pode ser. Estamos numa outra Era. É preciso olhar em frente e deixar de olhar para trás. Quando as baladas estiveram na moda outra vez, então aí sim podem e devem escolher uma canção calma ou fado. Contudo, deixar o Festival entregue 100% aos tigres, quero dizer, ao público também não. A prova é 2011 - ultra embaraçoso. Nem o júri nos salvou daquilo. Nunca mais se pode repetir.

O júri distrital não sabe votar, nem o público. Mas também não os censuro. A qualidade das músicas do Festival da Canção não é assim nada do outro mundo, mas a verdade é que nunca escolhem a melhor. Precisamos de algo mais feroz, mais memorável, uma canção pop-rock ou mesmo dance-pop interpretada preferencialmente por um homem (estamos quase sempre a ser representados por mulheres). Há que rejuvenescer Portugal na Eurovisão. A RTP poderia reformular o Festival da Canção com um júri composto somente por 3 ou 4 peritos em música e artes performativas e dando oportunidade ao público de votar também, como tem feito até aqui. Ainda assim, a melhor solução será mesmo a RTP encomendar uma canção a um grande produtor e escolher um excelente cantor. A selecção interna, neste momento, parece-me o único caminho viável. Pelo menos, até se modificar estruturalmente o Festival da Canção.

Há muita coisa a mudar.

Concordo completamente com tudo. O júri distrital é mesmo terrível! Têm estragado as chances de muitas músicas boas (ou boas relativamente ás outras em competição...)

Este ano é muito tarde pare eles fazerem um FC como deve ser, por isso acho que selecção interna é mesmo a melhor opção. Já em 2015, se eles reformularem o FC, não me importava de o ter de volta. Sobretudo se fosse algo do género do Melodifestivalen, do MGP norueguês ou até mesmo do Eesti Laul que têm tido uma qualidade muito boa apesar da Estónia ser um país muito pequeno com apenas 1 milhão de pessoas... a RTP e a equipa a cargo de Portugal no ESC têm ambas que aprender muitas coisas...
No entanto se uma possível selecção interna funcionar este ano até podiamos continuar com a mesma fórmula em 2015. Ou até uma selecção de um artista, que depois apresenta um pequeno número de canções num espetáculo, onde uma combinação de júri (mas não distrital :lol:) e televoto decidem o vencedor...não me importava nada de ver a Aurea numa selecção deste género por exemplo. Mas como disse, até para um formato como estes acho que já é tarde este ano, só se forem 3 ou 4 canções. Simplesmente espero que a nossa qualidade este ano suba e que escolhamos uma música digna de representar o nosso país. É mesmo muito mau este ano ser o 50º aniversário da estreia de Portugal no ESC, e a nossa melhor posição ser apenas um 6º lugar!
 

Miguel

Active member
Joined
February 20, 2012
Posts
2,159
Location
.pt
Ou até uma selecção de um artista, que depois apresenta um pequeno número de canções num espetáculo, onde uma combinação de júri (mas não distrital :lol:) e televoto decidem o vencedor...não me importava nada de ver a Aurea numa selecção deste género por exemplo. Mas como disse, até para um formato como estes acho que já é tarde este ano, só se forem 3 ou 4 canções.

Eles deveriam tentar isso numa edição futura. Qualquer uma das nossas ideias é melhor que o antigo modelo do Festival da Canção.

Simplesmente espero que a nossa qualidade este ano suba e que escolhamos uma música digna de representar o nosso país. É mesmo muito mau este ano ser o 50º aniversário da estreia de Portugal no ESC, e a nossa melhor posição ser apenas um 6º lugar!

Ah ah ah! É trágico, mas ao mesmo tempo engraçado. Eu acho que a RTP está a levar a sério este regresso. Vamos torcer pela mudança e por muito sucesso!
 

Marie Jane

Active member
Joined
February 6, 2011
Posts
557
Location
Sesimbra
Se for para fazer um Festival da Canção com tanta qualidade como o de de 2012, é preferível que fiquem quietos e optem antes por uma escolha interna. :lol: E até é provável que o façam, visto que não andam propriamente a nadar em dinheiro.
 

Miguel

Active member
Joined
February 20, 2012
Posts
2,159
Location
.pt
Se for para fazer um Festival da Canção com tanta qualidade como o de de 2012, é preferível que fiquem quietos e optem antes por uma escolha interna. :lol: E até é provável que o façam, visto que não andam propriamente a nadar em dinheiro.

Isso mesmo! Até seria uma forma de poupar dinheiro. A RTP gosta muito do Festival da Canção, mas o formato está cansado e precisa de ser renovado em edições futuras. Além disso, esse modelo de selecção tem prejudicado o nosso desempenho em anos recentes. A escolha interna é, neste momento, a nossa melhor hipótese de virarmos o jogo a nosso favor e certamente os fãs e o staff da Eurovisão estarão à espera disso na edição de 2014.
 

DanielLuis

Well-known member
Joined
March 14, 2011
Posts
8,603
É já este sábado que vamos ter o Festival da Canção. :p

Estou muito curioso com o que aí vem. Espero não me desiludir. ;)

Pois, não parece nada. A RTP parece estar se a ca*** para isto! Espero bem que me surpreendam pela positiva!
 

kengaIME

Active member
Joined
February 7, 2013
Posts
1,533
Location
Lisbon, Portugal, Portugal
:lol: Pois é verdade.
Ainda não vi um único anúncio ao Festival da Canção... :(
Penso que na Praça da Alegria têm falado no assunto mas não tenho oportunidade de ver televisão a essa hora.
E ao que parece só iremos conhecer as canções no sábado, por isso o mistério vai manter-se até á última hora. xgaah
 

DanielLuis

Well-known member
Joined
March 14, 2011
Posts
8,603
:lol: Pois é verdade.
Ainda não vi um único anúncio ao Festival da Canção... :(
Penso que na Praça da Alegria têm falado no assunto mas não tenho oportunidade de ver televisão a essa hora.
E ao que parece só iremos conhecer as canções no sábado, por isso o mistério vai manter-se até á última hora. xgaah

Exato, o que irá aumentar o desapontamento se as musicas forem fracas.
 

kengaIME

Active member
Joined
February 7, 2013
Posts
1,533
Location
Lisbon, Portugal, Portugal
Exato, o que irá aumentar o desapontamento se as musicas forem fracas.

Não quero perder a esperança... Principalmente porque me parece que estamos a ter um ano com uma selecção fraca, o que pode aumentar as nossas hipóteses de uma boa classificação.
Ainda assim, já sabemos o que a casa gasta e a RTP não aprende. Vamos ter que esperar para ver. xwait
 

EurovisionSmile

Veteran
Joined
February 24, 2010
Posts
23,916
Location
Lisbon & Kordavian Islands
Não me oponho nada a que as canções só sejam reveladas na noite do FC. Devo ser dos únicos que até o prefere! :lol: Considero que é mais excitante do que chegar à noite do dito e já as conhecer de cor e salteado. :mrgreen:
 

kengaIME

Active member
Joined
February 7, 2013
Posts
1,533
Location
Lisbon, Portugal, Portugal
Sim. E não corremos o risco de nos colarmos a versões estúdio e ter grandes desilusões quando ouvimos as mesmas canções ao vivo pela primeira vez. :)
 

Rayman

Member
Joined
June 3, 2014
Posts
212
Location
Limoges
Ola a todos ! Vou estudar em Guimarães este ano e queria saber se um português/uma portuguesa mora no norte do pais. Quando sair da cidade, quais são as localidades mais bonitas ?

E fácil de fazer amizade com os estudantes portugueses quando você é um estudante estrangeiro ? Ouvi que a povoação do Norte é a povoação mais amigável do Portugal mas generalizar é nunca uma coisa excelente. O norte do Portugal tem uma comunidade brasileira importante. Sera interessante de confrontar os diferentes sotaques.

Muito obrigado ! Alexandre
 

Brandhill

Member
Joined
November 24, 2014
Posts
110
Location
Kalmar
Hi. I would love to hear from you what your impressions are when you hear me sing in portuguese:
 

Miguel

Active member
Joined
February 20, 2012
Posts
2,159
Location
.pt
Aqui estão dois segmentos relativos ao Festival da Canção 2017 que passaram na TV. Não os coloco no tópico Portugal 2017 porque obviamente nem toda a gente iria compreender.

 
Top Bottom